Data Science Summit 2025 movimenta Curitiba

Evento promovido pelo Tecpar discute IA, dados e inovação no agronegócio

Data Science Summit 2025 movimenta Curitiba
Divulgação

Com o apoio do Governo do Estado, Curitiba se prepara para receber a 8a edição do Data Science Summit Brasil 2025 (DSSBR), um dos maiores congressos sobre ciência de dados, inteligência artificial (IA) e computação quântica no país. Organizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o evento ocorrerá entre 28 e 31 de outubro no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Os ingressos estão disponíveis no site oficial do evento.

Objetivos e Programação do Evento

O congresso é voltado para profissionais de dados e IA, gestores públicos e privados, startups, empreendedores, comunidade acadêmica e todos interessados em se atualizar sobre as tendências tecnológicas mais recentes. A programação contará com a presença de destacados profissionais do cenário tecnológico nacional e mundial.

Os participantes poderão desfrutar de quatro dias de imersão, com cerca de 70 palestrantes que abordarão mais de 90 temas em apresentações e painéis. As discussões abrangerão áreas como computação quântica, negócios, questões jurídicas, equidade, agronegócio, governo, saúde e mobilidade.

Importância para o Avanço Científico

O diretor-presidente do Tecpar, Eduardo Marafon, destaca que "ao promover um congresso deste porte e relevância, o Tecpar contribui para posicionar o Paraná na vanguarda da inovação científica e tecnológica. A presença de especialistas nacionais e internacionais atrai cada vez mais participantes, fomentando o desenvolvimento de novas pesquisas e projetos inovadores."

IA no Agronegócio

Em linha com a vocação do Paraná para o agronegócio, o evento terá palestras focadas nesse setor, incluindo o Painel Agrobusiness, que discutirá o papel do Brasil como líder global em agricultura orientada por dados.

  • Glauco Miranda, professor da UTFPR, apresentará soluções práticas que estão moldando o agro 5.0 no Brasil.
  • Alexandre Santos, docente da UFMT, abordará o uso de drones, sensores e IA no manejo florestal.
  • Ezequiel Kwasnick, da Agres Agricultura de Precisão, mostrará como dados de sensores e drones são transformados em ações práticas para o campo.
  • Vladimir Morozowski de Sousa, CEO da Digital Solutions Brasil, falará sobre IA sob medida para os desafios do agronegócio brasileiro.

Inclusão e Regulamentação

Um painel sobre Tecnologias para Equidade promoverá reflexões sobre o futuro da tecnologia e seu impacto social, com a participação de notáveis acadêmicas e especialistas em inclusão. No painel jurídico, o advogado Pedro Andrade Guimarães Filho analisará criticamente o Projeto de Lei 2.338/2023, que estabelece o marco legal da IA no Brasil.

Serviço

Data Science Summit 2025

  • Data: 28 a 31 de outubro
  • Abertura: 19h (28 de outubro)
  • Palestras: 9h às 18h30 (29 a 31 de outubro)
  • Local: Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) - Rua Emiliano Perneta, 174 - Centro - Curitiba
  • Público: Empresários, gestores, profissionais de dados e tecnologia, acadêmicos e estudantes
  • Inscrições: dssbr.com.br

Fonte: Agência de Notícias do Paraná