Califórnia brilha em seminário regional de educação com projeto inovador
Município apresenta iniciativa que usa o sistema monetário para tornar a aprendizagem mais atrativa e significativa para alunos do 1º ano
A educação municipal de Califórnia ganhou destaque no SEMPRE – Seminário de Práticas da Educação, realizado na última quinta-feira, 4 de setembro, na FAP, em Apucarana. O evento, que reuniu representantes dos 16 municípios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, teve como foco principal a troca de experiências pedagógicas inovadoras, com o objetivo comum de engajar mais os estudantes e tornar o processo de aprendizagem mais significativo.
A delegação californiense foi chefiada pela secretária municipal de Educação, Mirene Dias, e contou com a presença das coordenadoras pedagógicas Mariza, Josemeres e Andrea. A participação da comitiva reforça a estratégia da administração municipal em valorizar seus profissionais e buscar constantemente por ferramentas que elevem a qualidade do ensino oferecido na rede pública.
O grande destaque do município ficou por conta da professora Kellen Kmeth, da Escola Municipal Professora Sueli Bisconcini Viana. Ela subiu ao palco do seminário para apresentar o projeto “Sistema Monetário”, uma iniciativa de sucesso desenvolvida com os alunos do 1º ano B. A proposta pedagógica vai além de simplesmente ensinar a identificar cédulas e moedas; ela integra valores monetários a todas as atividades realizadas em sala de aula, criando um ambiente de aprendizado prático e profundamente contextualizado.
“A ideia é fazer com que a matemática saia do livro e entre no mundo real da criança de forma lúdica. Trabalhamos com vendas de produtos fictícios, organização de um mini-mercado, cálculo de troco e gestão de um orçamento simples. Isso estimula o raciocínio lógico-matemático, a socialização e até mesmo a autonomia, tudo de uma maneira que faz sentido para eles”, explicou a professora Kellen sobre a essência do projeto.
A iniciativa é um exemplo claro de como é possível transformar conceitos abstratos em vivências concretas. As crianças não memorizam números, elas os experimentam. O sucesso da prática é medido não apenas pela assimilação do conteúdo programático, mas pelo entusiasmo e pela participação ativa dos alunos, que se veem imersos em uma dinâmica de aula que estimula a curiosidade e a resolução de problemas do dia a dia.
Para a secretária Mirene Dias, a participação no SEMPRE e a valorização de trabalhos como o da professora Kellen são fundamentais para o crescimento contínuo da educação no município. “Eventos como este são vitrines importantíssimas. Eles permitem que mostremos o talento dos nossos educadores e, ao mesmo tempo, que busquemos inspiração nas boas práticas de outras cidades. Investir na formação e na divulgação desses projetos inovadores é investir diretamente no futuro das nossas crianças”, afirmou a secretária.
A participação de Califórnia no seminário corrobora um movimento crescente na educação brasileira, que prioriza a troca de experiências bem-sucedidas entre municípios. A prática de compartilhar cases de sucesso é considerada por especialistas uma das formas mais eficazes de acelerar a melhoria do ensino público, criando uma rede de apoio e de inspiração entre os profissionais da área.
| Informações-Chave do Evento | |
|---|---|
| Evento | SEMPRE - Seminário de Práticas da Educação |
| Data | 4 de setembro (quinta-feira) |
| Local | FAP, Apucarana |
| Participantes | 16 municípios do NRE de Apucarana |
| Representante de Califórnia | Prof.ª Kellen Kmeth (EM Prof.ª Sueli Bisconcini Viana) |
| Projeto Apresentado | "Sistema Monetário" (1º ano do Ensino Fundamental) |
O projeto “Sistema Monetário” retorna agora para as salas de aula de Califórnia não apenas como uma prática consolidada, mas carregado do prestígio de seu reconhecimento regional. A expectativa é que a iniciativa inspire outros educadores do município e da região, servindo como um catalisador para novas ideias que coloquem o aluno no centro de uma educação cada vez mais dinâmica, humana e eficaz.



Comentários (0)
Comentários do Facebook